Escritor e psicanalista Contardo Calligaris morre aos 72 anos

Postado em mar. de 2021

Literatura | Psicologia e Saúde Mental

Escritor e psicanalista Contardo Calligaris morre aos 72 anos

Autor ficou conhecido por seus textos na imprensa, além de romances e livros de não-ficção, Calligaris faleceu nesta terça-feira (30) em São Paulo.


Compartilhe:


Nesta terça-feira (30), faleceu o escritor e psicanalista Contardo Calligaris, com 72 anos de idade. O dramaturgo italiano tratava um câncer e estava internado no Albert Einstein, em São Paulo.  

Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2019, Calligaris refletia sobre a existência humana e abordava questões da adolescência e das angústias desencadeadas pelos desafios contemporâneos. O escritor desenvolveu seu trabalho ancorado em importantes temas como cultura e psicanálise, introduzindo o debate sobre a obrigatoriedade da felicidade, do gozo, da beleza e dos excessos.

Calligaris era colunista no jornal Folha de S.Paulo e atendia como psicólogo nos seus consultórios em São Paulo e Nova York. Sua formação teve início na Suíça, estudando Epistemologia Genética. Na sequência estudou Letras, e fez doutorado em Semiologia com um dos mais reconhecidos linguistas, Roland Barthes, e em Psicanálise. Em 1985, veio ao Brasil lançar seu primeiro livro de psicanálise, “Hipótese sobre o fantasma”. 

>> Relembre as ideias deste grande pensador que escolheu o Brasil como lar

 

>> Contardo Calligaris no Fronteiras: "A sociedade atual tem o dever de dar a todos a chance de viver na Beleza"

Compartilhe:


Contardo Calligaris

Contardo Calligaris

Psicanalista e cronista

Doutor em psicologia clínica, faz parte do corpo docente do Institute for the Study of Violence, em Boston.
Ver Bio completa
Patrocinadores São Paulo
Patrocinadores Porto Alegre
Barra Logos Fortaleza