Fernando Schüler

Fernando Schüler

Curador do Fronteiras do Pensamento

Curador do Fronteiras do Pensamento, é doutor em Filosofia e mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Ph.D. pela Universidade de Columbia, Estados Unidos, onde foi professor visitante. Atua como professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), onde é titular da Cátedra Insper Palavra Aberta, e também como consultor de empresas e organizações civis nas áreas de Cultura, Ciências Políticas, Gestão e Terceiro Setor. Graduado em História e especialista em História do Brasil pela Faculdade Porto-alegrense de Educação, Ciências e Letras (Fapa), é também especialista em políticas públicas e gestão governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e em gestão cultural e cooperação ibero-americana pela Universidade de Barcelona, Espanha.

 

Foi diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro, e da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Atuou como professor na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na UFRGS e na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC-RS). Entre 2007 e 2010, foi secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do RS; e entre 1995 e 1997 atuou na chefia de gabinete do Ministério da Cultura (MinC).

 

É articulista e comentarista frequente nos veículos de imprensa, sendo colunista do jornal Folha de S. Paulo, da revista Veja e da rede BandNews. Já foi colunista da revista Época e do jornal O Estado de S. Paulo. Organizou nove livros, sendo os mais recentes Fronteiras do Pensamento debate – Os sentidos da vida e 21 ideias do Fronteiras do Pensamento para compreender o mundo atual.

Compartilhe