Voltar para Notícias

Sentidos da vida: conheça a programação do Fronteiras do Pensamento 2019

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

Propósito. Sentido. Significado. É difícil dizer se estamos falando sobre o grande porquê da filosofia antiga ou sobre um movimento típico da contemporaneidade. De ambos. 

O mundo atual vê o ressurgimento da busca por uma resposta para a vida. Vivemos mais, temos mais opções, mais informações e, portanto, mais dissenso, mais caos interno e externo. 

É justo e esperado o retorno ao grande questionamento: qual o sentido da vida? 

Em 2019, o Fronteiras do Pensamento lhe convida a mergulhar na mais atemporal das questões. Uma viagem que vai da filosofia clássica ao nosso cotidiano atual – que interliga todos os seres humanos. 

Para refletir sobre a temática, o Fronteiras do Pensamento 2019 promove conferências com os seguintes convidados: Graça Machel, Paul Auster, Roger Scruton, Denis Mukwege, Janna Levin, Werner Herzog, Contardo Calligaris e Luc Ferry.

Os ingressos já estão à venda.

>> Adquira seu pacote para o Fronteiras Porto Alegre
>> Adquira seu pacote para o Fronteiras São Paulo

Clique nos links abaixo para ver os valores do pacote de ingressos para todos os eventos do ano, descontos, formas de pagamento, locais de compra, dos eventos e outras informações.

- Informações Fronteiras do Pensamento Porto Alegre
- Informações Fronteiras do Pensamento São Paulo

Siga nossa página para acompanhar as novidades:


Conferencistas Fronteiras do Pensamento 2019

GRAÇA MACHEL |13/05 (POA) e 15/05 (SP)

"Um primeiro passo é identificar as mulheres que podem intervir nas comunidades, mas o mais importante é dar condições para que elas próprias se integrem e elejam quem as representa."

Graça Machel (Moçambique) é política e ativista pelos direitos humanos. Em territórios pobres e carentes de investimentos e de direitos humanos, Machel defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Viúva de Nelson Mandela, espelha-se na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano.

Assista à conferência de Graça Machel em maio. Garanta sua presença no Fronteiras Porto Alegre e São Paulo

PAUL AUSTER |17/06 (POA) e 19/06 (SP)

"Um romance não pode influir na história de modo amplo, mas pode criar empatia, pois põe foco sobre vidas humanas, mostra que cada vida importa, que cada vida merece atenção."

Paul Auster (Estados Unidos) é autor de livros como A trilogia de Nova York, O livro das ilusões e 4321, romance indicado ao Man Booker em 2017. Nova York é o cenário dos livros de Paul Auster. A grande metrópole, com seus habitantes e dramas, está nos romances de Auster, que trazem reflexões existenciais, paradoxos e coincidências.

Participe do encontro com Paul Auster em junho. Garanta sua presença no Fronteiras Porto Alegre e São Paulo

ROGER SCRUTON | 01/07 (POA) e 03/07 (SP)

"Remova a religião, a filosofia, a arte e você tirará os caminhos para que as pessoas representem sua individualidade. A natureza humana, uma vez algo que servia como motivação, acabou virando uma questão de sobrevivência."

Roger Scruton (Inglaterra) é autor de mais de 40 obras sobre filosofia, política e estética. Considerado um dos mais importantes filósofos da atualidade, Scruton explica que a beleza está desaparecendo do mundo porque vivemos como se ela não importasse. Sobre a beleza, também produziu para a BBC o mundialmente conhecido documentário Por que a beleza importa?.

Não perca o evento com Roger Scruton em julho. Garanta sua presença no Fronteiras Porto Alegre e São Paulo

DENIS MUKWEGE |19/08 (POA) e 21/08 (SP)

"Não são apenas os violentadores que são os responsáveis por seus crimes, mas também aqueles que escolhem olhar para o outro lado."

O médico Denis Mukwege (Congo) retorna ao palco do Fronteiras do Pensamento após receber o Prêmio Nobel da Paz em 2018. Reconhecido por seu trabalho humanitário no tratamento de mulheres vítimas de violência sexual, já tratou dezenas de milhares de pacientes com traumas ocasionados pela violência. Para Mukwege, um homem deixa de ser homem quando não sabe oferecer amor e esperança aos demais.

Assista à conferência de Denis Mukwege em agosto. Garanta sua presença no Fronteiras Porto Alegre e São Paulo

JANNA LEVIN | 02/09 (POA) e 04/09 (SP)

"Somos o produto deste universo. Este código cósmico está gravado em nós. Assim como nossos genes carregam as memórias dos nossos ancestrais biológicos, nossa lógica carrega a memória da nossa ancestralidade cosmológica."

Janna Levin (Estados Unidos) é física teórica e astrônoma norte-americana. Com os olhos voltados para o vasto espaço acima de nós, ela busca compreender os buracos negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Professora de física e astronomia, Levin escreve sobre a obstinação do homem em desvendar os mistérios do universo.

Desvende a relação entre o homem e o universo com Janna Levin. Garanta sua presença no Fronteiras Porto Alegre e São Paulo

WERNER HERZOG | 23/09 (POA) e 25/09 (SP)

"Não se trata apenas dos meus sonhos, mas dos seus também. A única diferença entre você e eu é que eu consigo articulá-los. É disso que se trata a poesia, a pintura, literatura ou o cinema. É meu trabalho, porque esta pode ser a crônica interna do que somos. Precisamos nos articular ou seremos como vacas em um campo."

Werner Herzog (Alemanha) é um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra. Sua obra densa e controversa conta com filmes e documentários como Aguirre, Fitzcarraldo, Nosferatu e O homem-urso. Herzog é um diretor mundialmente reconhecido por retratar o misticismo, o desconhecido e a tragédia no mundo.

Conheça o olhar de Herzog sobre a humanidade. Garanta sua presença no Fronteiras Porto Alegre e São Paulo

CONTARDO CALLIGARIS | 21/10 (POA) e 23/10 (SP)

"Angústia é descobrir que somos pedaços de carne largados num planeta perdido e menor, e que tudo isso não faz sentido algum."

Contardo Calligaris (Itália, radicado no Brasil) tem uma trajetória marcada pela reflexão sobre a existência humana. No consultório ou em seus textos e livros, o psicanalista aborda as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos - em especial, a suposta obrigatoriedade da felicidade, do gozo, da beleza e dos excessos.

A sociedade volta ao divã no Fronteiras 2019. Garanta sua presença na temporada de Porto Alegre e São Paulo

LUC FERRY | 11/11 (POA) e 13/11 (SP)

"Minha questão é saber como o ser humano pode viver melhor, e isso só a filosofia é capaz de responder."

Luc Ferry (França) volta ao Fronteiras após quase uma década para fechar a temporada de conferências com um dos temas mais ligados ao sentido da vida humana: como buscar, efetivamente, a sabedoria e o amor. Um dos principais defensores atuais do humanismo secular e da espiritualidade laica, Luc Ferry entende que a filosofia traz as respostas para que o homem possa superar seus medos, que são os obstáculos que impedem que ame os outros e seja livre.

Do nascimento da filosofia ao palco do Fronteiras do Pensamento 2019: compreenda o sentido que sempre uniu a humanidade nesta temporada do projeto. Garanta sua presença em Porto Alegre e São Paulo