Série de vídeos com Fernando Schuler explica os conferencistas do Fronteiras 2019

Postado em abr. de 2019

Cultura

Série de vídeos com Fernando Schuler explica os conferencistas do Fronteiras 2019

Cientista político e curador do Fronteiras explica o tema do projeto em 2019, os sentidos da vida contemporânea. Ainda, fala sobre cada convidado desta edição.


Compartilhe:


O sentido da existência é uma das perguntas que fundamenta a filosofia e pode ser a chave para encontrar alguma forma de ordem, de estabilidade, de mínima segurança no mundo atual.

E quais são os sentidos da vida contemporânea? Como podemos encontrá-los? Neste série de breves vídeos, o curador do Fronteiras do Pensamento, Fernando Schuler, explica por que você deve dedicar algum tempo para conhecer as lições de cada conferencista sobre a existência.

Os convidados do Fronteiras 2019 são Graça Machel, Paul Auster, Roger Scruton, Denis Mukwege, Janna Levin, Werner Herzog, Contardo Calligaris e Luc Ferry.

Garanta sua presença nas conferências do Fronteiras do Pensamento 2019. Clique nos links abaixo para ver os valores do pacote de ingressos para todos os eventos do ano, descontos, formas de pagamento, locais de compra e outras informações.

- Participe do Fronteiras do Pensamento Porto Alegre
- Garanta sua presença no Fronteiras São Paulo

Assista aos vídeos da série Fronteiras 2019 logo abaixo:

Fernando Schuler reflete: quais são os sentidos da vida contemporânea?


GRAÇA MACHEL
| 13/05 (POA) e 15/05 (SP):
em territórios pobres e carentes de investimentos e de direitos humanos, Graça Machel defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Viúva de Nelson Mandela, Machel se espelha na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano.

Graça Machel está confirmada no Fronteiras do Pensamento 2019. Garanta sua presença nas conferências do Fronteiras Porto Alegre e São Paulo.

 

PAUL AUSTER | 17/06 (POA) e 19/06 (SP): Nova York é o cenário dos livros de Paul Auster. A grande metrópole, com seus habitantes e dramas, está nos romances que trazem reflexões existenciais, paradoxos e coincidências. Best-seller e consagrado ficcionista norte-americano, Auster é um escritor para ser lido e celebrado.

Paul Auster estará no Fronteiras do Pensamento 2019. Garanta sua presença nas conferências de Porto Alegre e São Paulo.

 

ROGER SCRUTON | 01/07 (POA) e 03/07 (SP): intelectual que analisa as grandes correntes do pensamento ocidental, Roger Scruton é autor de obras sobre filosofia, política e estética. Professor na Inglaterra e nos Estados Unidos, Scruton é considerado um dos mais importantes filósofos da atualidade.

Roger Scruton está confirmado no Fronteiras do Pensamento 2019. Garanta sua presença nas conferências de Porto Alegre e São Paulo.

 

 

DENIS MUKWEGE | 19/08 (POA) e 21/08 (SP): no Congo, país marcado por conflitos e desigualdade, o médico Denis Mukwege criou o Hospital de Panzi e passou a atuar em nome da saúde e da dignidade de mulheres vítimas de violência sexual. Prêmio Nobel da Paz de 2018, Mukwege tem uma trajetória que emociona e inspira.

Mukwege é conferencista do Fronteiras do Pensamento 2019. Garanta sua presença no Fronteiras Porto Alegre e São Paulo.

 

JANNA LEVIN | 02/09 (POA) e 04/09 (SP): com os olhos voltados para o vasto espaço acima de nós, o trabalho de Janna Levin busca compreender os buracos negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Professora de física e astronomia, Levin escreve sobre a obstinação do homem em desvendar os mistérios do universo.

Janna Levin é uma das convidadas do Fronteiras do Pensamento 2019. Adquira seu pacote de ingressos para Porto Alegre e São Paulo.

 

WERNER HERZOG | 23/09 (POA) e 25/09 (SP): um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra, o cineasta Werner Herzog tem uma obra densa e controversa. Com filmes e documentários como Aguirre, Fitzcarraldo, Nosferatu e O homem-urso, Herzog é um diretor que retrata o misticismo, o desconhecido e a tragédia no mundo.

Herzog é conferencista do Fronteiras do Pensamento 2019. Garanta sua presença no Fronteiras Porto Alegre e São Paulo.

 

 

CONTARDO CALLIGARIS | 21/10 (POA) e 23/10 (SP): a trajetória de Contardo Calligaris é marcada pela reflexão sobre a existência humana. No consultório de psicanálise ou em seus textos e livros, Calligaris aborda as questões da adolescência e as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos.

Calligaris é um dos convidados do Fronteiras do Pensamento 2019. Adquira seu pacote de ingressos para Porto Alegre e São Paulo.

 

LUC FERRY | 11/11 (POA) e 13/11 (SP): na Europa das migrações e do multiculturalismo, Luc Ferry é um defensor do humanismo secular e da espiritualidade laica. Escritor, professor e ex-ministro da Educação na França, Ferry trouxe a filosofia de volta ao cotidiano, com linguagem e abordagem mais acessíveis.

Evitando o pessimismo e cultuando a sabedoria e a boa vida, Luc Ferry entende que a filosofia traz as respostas para que o homem possa superar seus medos, que são os obstáculos que impedem que ame os outros e seja livre.

Garanta sua presença nas conferências do Fronteiras do Pensamento 2019. Clique nos links abaixo para ver os valores do pacote de ingressos para todos os eventos do ano, descontos, formas de pagamento, locais de compra e outras informações.

- Participe do Fronteiras do Pensamento Porto Alegre
- Garanta sua presença no Fronteiras São Paulo

 

 

Compartilhe:


Fernando Schüler

Fernando Schüler

Curador do Fronteiras do Pensamento

Atualmente é titular da Cátedra Insper Palavra Aberta. Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Columbia University, em NY. É
Ver Bio completa